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Técnicas SEO poderosas para otimização do seu Site

Para qualquer negócio que funcione online é fundamental a implementação de Técnicas SEO para assim trazer um trafego qualificado por meio dos mecanismos de busca.

Se você não está satisfeito com o trafego orgânico do seu site/blog e precisa de uma estrategia poderosa para ter mais visitantes qualificados esse artigo é exclusivamente pra você! OMB100.

Precisamos entender que o mercado digital está em constante crescimento e se você não se atualizar você acaba ficando para traz e como consequência do seu atraso acaba deixando de converter, ou seja, perde vendas, perde negócios, perde clientes, perde audiência, perde autoridade. E por ai vai as inúmeras perdas que você poderia evitar se desse atenção a otimização do seu site/blog.

Se o seu negócio estiver otimizado para os mecanismos de busca (técnicas SEO implantadas) você irá vender muito mais? “SIM”. Então o que você está esperando para estudar e implementar todas as técnicas SEO que eu vou lhe entregar aqui e agora?

Depois de aplicar as técnicas descritas nesse post você irá perceber quanto o SEO é importante para os seus negócios.

Preparado? Então vem comigo que vou definir um passo-a-passo para você.

Conheça o seu publico-alvo

É muito comum pessoas que estão iniciando no mercado digital começarem atirando no escuro, implementando estratégias que as vezes até são boas, mas que não funcionam com todo mundo, por isso é ideal o conhecimento do seu publico-alvo para assim você preparar conteúdo assertivo para ele.

Não adianta você conhecer o produto com todos os seus detalhes, se você não tem os detalhes de para quem você vai entrega-lo.

Você precisa saber os interesses do seu público, tudo o que passa na sua mente, entender como ele consome etc. Sabendo desses detalhes você terá tudo que precisa para criar uma estratégia altamente assertiva para fazer do seu negócio um grande sucesso.

Tudo bem, mas como vou saber quem é meu publico-alvo? Para isso vou te passar uma lista com algumas perguntas que você terá de responder uma a uma relacionada ao seu público. Que podemos também chamar de persona.

– Qual a idade e sexo?

– Do que ele tem medo?

– Quais as suas maiores frustrações?

– O que ele secretamente deseja?

– O que é mais importante para ele/ela no seu produto?

– Ele já conheceu o seu produto?

– O que ele perde se não comprar o seu produto?

– O que ele ganha se preparar o seu produto?

– Quais os sites ele navega?

Para entender o seu cliente/público você precisa responder todas essas perguntas sem exceção.

Respondendo essas perguntas você terá definida a sua persona, e com a sua persona definida você se comunicara da melhor maneira possível com ela, entendera como conversar com ela da maneira correta e dessa foram estreitará os relacionamentos entre você e o público. E entendendo quem ele é você também vai saber como ele pesquisa.

Planejamento de Palavras-chaves

Agora que você já conhece seu publico vou te explicar de maneira bem objetiva como você vai começar o planejamento das suas palavras-chaves.

Ao contrário do que você já ouviu e leu por ai de que você deve começar o seu planejamento pelo Planejador de palavras chaves do Google, iremos começar por uma ferramenta bem pratica que irá nos ajudar a analisar a concorrência primeiramente . É isso mesmo, iremos na concorrência primeiro rs. Iremos ver como os nossos concorrentes estão trabalhando para assim irmos de forma certeira ao nosso alvo.

Veremos quais as palavras-chaves eles estão utilizando e então integraremos com outras ferramentas esse planejamento de palavras-chaves.

A ferramenta que você irá utilizar chama-se SemRush, é uma ferramenta paga, mas sua versão gratuita já tem uma série de opções. Como nosso artigo é para apresentar Tecnicas SEO, não posso me estender muito explicando com detalhes sobre essa ferramenta, mas tem muitos materiais gratuitos na internet tanto em blogs como no YouTube ensinando a utilizar essa bela ferramenta. Irei dar apenas uma palhinha breve sobre ela.

Depois de fazer o seu cadastro, ele vai te levar para o painel de controle da ferramenta aonde irá aparecer como na imagem abaixo, aonde você digitara o site do seu concorrente e irá clicar em procurar.

Tecnicas seo - semrush

Em seguida ele irá lhe apresentar um relatório completo do seu concorrente, desde as palavras-chaves até os seus principais concorrentes orgânicos.

tecnicas seo - semrush relatorio

 

Com esses dados você estará mais bem situado para assim fazer o seu planejamento de palavras-chave, CLARO, você não irá “concorrer com o seu concorrente”. Mas como assim não vou concorrer com meu concorrente? Calma, eu vou lhe explicar. Você não vai disputar as mesmas palavras com ele, você pode até ir na mesma direção, mas não vale apena pois ele já está ranqueado para essas palavras, então saber as palavras-chaves do seu concorrente te ajuda a não escolher as mesmas palavras dele.

E claro essa estratégia vai te orientar para os principais termos e lhe indicando o caminho que você pode seguir.

Não podemos nos contentar apenas com o que o concorrente nos oferece. Precisamos ir em busca de novas oportunidades.

Para podermos passar para o próximo passo você precisará fazer um exercício primeiro:

  1. Crie uma lista de frases importantes formadas por uma a três palavras que descrevem seus produtos/serviços (pode ser as palavras mais genéricas que você conhece)
  1. Reserve um tempo para pensar em sinônimos. (Se preciso use um dicionário)
  1. Liste as palavras-chave utilizadas pelos líderes de mercado. (como vimos nessa técnica utilizando a ferramenta SemRush)
  1. Experimente pedir para que pessoas fora da sua área realizem pesquisas sobre seu produto/serviço.
  1. Utilize o Google Analytics para identificar quais termos são mais fortes

Agora nós iremos partir para outra ferramenta chamada: Planejador de palavras-chave do Google e aí então estaremos preparados para produzir um conteúdo perfeito para a nossa audiência.

Na verdade essa é uma ferramenta do Google Adwords, por isso você precisa de uma conta no @gmail para poder utilizar essa ferramenta. É uma ferramenta totalmente gratuita e indispensável para o nosso planejamento.

Você pode clicar aqui e ir direto para o Planejador de Palavras-chave do Google – Faça o login com sua conta do Google.

Depois de logado, se você acessou pelo link que lhe mandei, você entrará em uma página como essa da imagem abaixo, clique em Procurar novas palavras-chave usando uma frase…

tecnicas seo - planejador de palavras

E em seguida escreva a Palavra-chave pela qual você quer fazer uma análise mais detalhada, assim como na imagem abaixo.

tecnicas seo - planejador de palavras - seu produto

Agora clique no botão logo abaixo “obter ideias” e ele te fornecerá um cardápio bem extenso das palavras-chave relacionadas com a palavra que você escreveu.

Depois que ele carregou todas as ideias de Palavras-chave clique em ideias de palavras-chave conforme mostra na imagem abaixo.

tecnicas seo - planejador de palavras - ideias de palavras

Temos em primeiro lugar o “Termo Pesquisado” que foi a palavra ou frase que você escreveu na etapa anterior, no nosso caso foi a palavra “estratégia de marketing” com uma média de pesquisas mensais de 6.600 que é um número bem elevado e com uma concorrência bem grande.

Com essa palavra rankeada provavelmente você receberá muito trafego, porém, será um trafego não muito qualificado, sem falar que devido à concorrência será muito difícil você se posicionar para a palavra “estratégia de marketing”.

Por isso nós iremos procurar uma palavra com uma média de pesquisas mensais mais baixa e assim evitaremos uma alta concorrência.

Se você observar logo abaixo em Palavra-chave (por relevância) o termo “estratégias de marketing” aonde só a letra “s” foi acrescentada, tem 2.400 medias de pesquisas mensais que já é uma boa palavra para estarmos escolhendo para produzir o nosso conteúdo.

Então você pode fazer inúmeras combinações de palavras para assim encontrar um termo relevante, bem mais especifico como por exemplo “estratégia de marketing de conteúdo” e assim terá um trafego bem mais qualificado.

Como não podemos tratar com mais detalhes, aconselho você pesquisar mais sobre o assunto, estudar a fundo sobre o Planejador de palavras-chave do Google, já que agora você tem o caminho e não vai mais se perder, pois agora você sabe exatamente o que fazer para produzir um conteúdo altamente otimizado com as técnicas SEO que está aprendendo aqui.

Vamos para próxima etapa?

Otimização de Título

Bem, se você não sabe o título é um dos fatores de maior influência dentro de uma estratégia de posicionamento. Pensando nisso leia também o artigo: “Títulos criativos que irão te fazer vender muito mais”.

Então vou lhe dar quatro dicas preciosíssimas sobre os títulos que irão ser cruciais no seu conteúdo. Aplique-as da forma como irei te passar que não terá erro ok?

  1. Palavras-chave deve estar sempre no início do titulo
  1. Mínimo de 40 e Limite de 65 caracteres (incluindo espaços)
  1. Incorpore frases com a Palavra-chave (crie títulos atrativos para atrair o click) Ex: Técnicas SEO avançadas para otimização do seu sitePalavra-chave + Frase. Títulos que não atraem não tem clicks. Pense nisso.
  1. Use um divisor. Ex: | (conhecido como piper) “Técnicas SEO | aprenda SEO de qualidade”

Lembrando que cada página do seu blog/site precisa ter um título único, títulos exclusivos para não haver conflitos com os mecanismos de busca.

Vamos agora para nossa última etapa.

Primeiro paragrafo

O primeiro parágrafo é o parágrafo principal do seu conteúdo, se ele não for bom o suficiente o usuário simplesmente irá fechar o seu artigo sem pensar duas vezes. Por isso trabalhe com a palavra-chave e com a informação principal que você prometeu no título logo no primeiro parágrafo.

Existe um conceito muito conhecido no jornalismo que é a pirâmide invertida que fala que você deve começar pela conclusão, ou seja, a parte mais importante do assunto e em seguida você vai desenrolar os tópicos.

Entendendo esse conceito podemos chegar à conclusão de que a função do primeiro parágrafo é te fazer ir pro segundo parágrafo, e a do segundo é te fazer ir pro terceiro, e assim por diante, até você ler o conteúdo inteiro.

Recapitulando as Técnicas SEO

1 – Conheça a fundo o seu publico-alvo para ter uma comunicação de qualidade com ele.

2 – Planeje com cuidado as palavras-chave que serão utilizadas na produção de conteúdo, elas são essenciais para você ser encontrado pelo seu publico-alvo.

3 – Defina o título do seu artigo sempre lembrando que ele é um dos fatores de maior influência dentro de uma estratégia de posicionamento.

4 – O primeiro parágrafo é o fundamento do seu artigo, através dele o leitor irá ou não continuar a ler o seu artigo.

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6 Comentários

  1. Jottah p
    7 de Janeiro de 2016

    Muito bom, gostei deu até algumas esclarecidas sobre alguns pontos, você poderia escrever um artigo mais detalhado sobre aquela tecnica de jornalismo.. forte abraço sucesso.

    Responder
    • 7 de Janeiro de 2016

      Fico feliz que tenha gostado Jottah P, espero que realmente aplique cada técnica aqui explicada =), e gostei muito da sugestão sobre a técnica de escrita jornalistica, irei preparar um artigo exclusivo só sobre o assunto.. Abraços

      Responder
  2. Davi Camargo
    8 de Janeiro de 2016

    Tenho o prazer de ser amigo pessoal do Fabio, o criador deste site, e ele sabe que sou da velha escola, mesmo jovem pois só tenho 36 anos, sou adepto do porta a porta, do olho no olho, o bom e velho corpo a corpo, mas tenho que dar o braço a torcer, a internet é fundamental para o sucesso de hoje, e dicas como estas estão ampliando o meu conhecimento e agregando valor, e o casamento do meu corpo a corpo com o mundo web que o Marketing Potente está me proporcionando é espetacular. Obrigado Fabio, obrigado Marketing Potente !

    Responder
    • 9 de Janeiro de 2016

      Davi, confesso que fico emocionado em saber que estou contribuindo para o seu crescimento.. e estamos aqui para agregar mais e mais valor Davi, e pode se preparar que esse 2016 você vai se tornar um especialista também no ambiente digital, daqui alguns dias estarei lançando o primeiro e-book sobre a construção de sua autoridade on-line.. vai ser Sucesssooo para todos nós, Abraços

      Responder

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