redes sociais para negocios

Como impulsionar as Redes Sociais para Negócios

Redes Sociais para Negócios

Muitas são as pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio. E aqueles que estão começando pensam em ter resultados utilizando as redes sociais para negócios.

O que poucos sabem, porém, é que ao ter a sua empresa você passa a fazer o papel de administrador, chefe, empregado, colaborador, distribuidor, planejador entre muitas outras funções além de “dono”.

E como todo empresário sonha em fazer seu negócio crescer, existem algumas dicas fundamentais que podem alavancar o seu negócio.

Verdade seja dita, é muito trabalho para poucas pessoas. Por isso o segredo é automatizar o máximo de coisas possíveis para facilitar seu trabalho diário e assim ter resultados nas redes sociais para negócios. É uma questão de organização para manter cada coisa funcionando no seu devido lugar.

Se você pensa em trabalhar em casa, é bom saber dominar o essencial da internet e as informações necessárias para usá-la a favor do seu negócio e as melhores ferramentas que farão com que o seu negócio cresça e ganhe o mundo.

Uma pesquisa feita no ano passado pela Pew Research Center revelou que 63% das pessoas que utilizam internet acessam redes sociais como Facebook e Twitter. E de acordo com a Strategy Analytics cerca de 31% da população mundial está conectada com essas mídias virtuais. São aproximadamente 200 milhões de pessoas. E aproximadamente 48% da população brasileira está “logada” nessas redes.

Por isso é extremamente interessante que você utilize as redes sociais para negócios e esteja visível e disponível para essas pessoas nas redes sociais de maior relevância para o mercado atual com Facebook, Twitter e YouTube. Em virtude disso, segue abaixo o que você pode começar a fazer hoje mesmo para estar presente nessas mídias e alavancar o seu negócio de uma vez por todas.

 

FACEBOOK

redes sociais para negocios

Quando se fala em Redes Sociais para Negócios  essa é a mídia social mais popular do mundo.  O Facebook oferece muitas possibilidades de conectar pessoas em diversas partes do mundo. Com ela você encontra a maior facilidade em se comunicar com todas as camadas de pessoas que estão na internet. Por isso essa é uma ótima ferramenta para impulsionar o seu negócio.

Nele, você terá recursos mais que suficientes para atrair, interessar, gerar desejo e ofertar o seu produto ou serviço para um número ilimitado de pessoas conectadas. Seja através de curtidas, compartilhamentos, comentários ou grupos, entre muitas outras opções. Dentro dela, você recebe diversos tipos de conteúdos e por isso é sempre bom estar visível para os usuários de plantão.

E aqui vai um passo-a-passo de 5 dicas que o Facebook para empresas nos ensina de como usar as redes sociais para negócios e faze-lo decolar.

 

  1. CRIE SUA FAN PAGE

 

Sua página no Facebook é uma extensão do seu negócio. Tão importante quanto sua empresa presencial é a digital. Ela é parte da sua imagem. Sua instituição. Por isso é muito importante que ela marque o seu território nessa “ilha do tesouro”.

Sua página deve informar o seu tipo de serviço ou produto, fotos, horário de funcionamento, canais de comunicações, descrição da empresa e do empreendimento, contatos e o que mais for relevante para o seu cliente. O máximo de informação que passe credibilidade é fundamental para iniciar um bom relacionamento online.

A foto do perfil deve apresentar o logo ou marca da empresa, de preferência. Isso passa mais transparência e faz com que ela fique mais tempo na cabeça d seu cliente.

Já na foto da capa você pode ousar mais. Podem ser fotos criativas, ilustrativas, fotos dos produtos, promoções, mascote da empresa ou o que a sua criatividade mandar. Mas cuidado apenas para não exagerar. Excesso de informações visuais pode poluir a sua página e passar uma imagem negativa como, por exemplo, de má organização.

 

  1. COMUNIQUE-SE COM SEUS SEGUIDORES

 

É de grande valor que você seja o mais legítimo possível na sua comunicação a todos aqueles que procuram informações com você. Não basta “fazer um post”. A atenção que você dá aos fãs/amigos/seguidores é indispensável para ter um fluxo constante de vendas. Afinal, quem nunca comprou algo por ter sido bem atendido, ou voltou a algum estabelecimento por causa do tratamento que lhe deram?

 

  1. PUBLIQUE CONTEÚDO, FOTOS E VÍDEOS

 

Outra dica muito importante para utilizar as redes sociais para negócios é sempre fazer publicações constantes e essa também é a melhor forma de se manter ativo nas redes e ter um bom engajamento. Manter conteúdos na internet permite que as pessoas compartilhem com outras. Sua visibilidade pode ser bem maior que anunciar em um jornal de papel.

Depois que eles recebem essas publicações em suas linhas do tempo podem se interessar pelo seu conteúdo e seguirão a sua página. Assim, de quebra, conferirão os seus produtos e serviços. Em breve você estará tendo uma multidão de fãs do seu negócio. O que é muito melhor do que simples clientes de uma venda.

Isso pode ser feito por meio de perguntas, orçamento, dúvidas, criticas ou pedidos. Esteja pronto para responder da forma mais profissional possível. O importante é ter uma constante publicação diária e um horário pré-estabelecido para fazê-los. Assim também quanto aos horários de responder postagens. Dessa forma você mantém um bom relacionamento com seu público e aumenta o número de interações em sua página, automaticamente o crescimento do seu negócio. O importante é que seja o mais constante e consistente possível.

 

  1. FAÇA PROPOSTAS, PROMOÇÕES OU OFERTAS

 

As ofertas são muito importantes para você usar as redes sociais para negócios de maneira a ter resultados e é sempre bom fazer ofertas quando sua empresa ainda é pequena. Você pode fazer promoções, sorteios, dar brinde, entre outras coisas para compartilharem, mencionarem sua empresa, criarem a frase mais criativa, responderem a alguma pergunta, quem acertar a pergunta primeiro, etc.

No próprio Facebook existe uma ferramenta chamada Facebook Offers que facilita e ajuda na distribuição de promoções e vai muito além do seu público regular.

 

  1. IMPULSIONE POSTS IMPORTANTES

 

Se preferir, usar as redes sociais para negócios para melhorar o impacto de suas publicações mais importantes, você pode garantir que as pessoas certas a recebam. Você pode investir em uma ferramenta de segmentação que serve para definir as características das pessoas que possam ter interesse no seu negócio.

Você segmentará para quem ou para onde vão as suas postagens. A segmentação ajuda a definir as pessoas que receberão suas postagens de acordo com faixa etária, sexo, interesses e muitos outros dados.

 

TWITTER

redes sociais para negocios

Muitas pessoas ainda desconhecem o potencial do Twitter como uma das mais potentes redes sociais para negócios.

E, ao contrário do que parece, um dos seus maiores diferenciais é o seu limite de caracteres pra usar em cada post. Então você precisa ser bastante sucinto. O que torna a comunicação muito mais rápida. Do mesmo modo é bom por que você não precisa gastar muito do seu tempo produzindo um texto ou conteúdo para compartilhar.

Você também pode aproveitar para compartilhar links de matérias, dos seus produtos/serviços, página da sua empresa e muito mais em 140 caracteres.

Saber usá-lo dará muito mais dinâmica ao seu negócio.

Se você não conhece as hashtags é importante conhecê-las para uma melhor experiência com a plataforma. Essa mania, que ganhou popularidade a partir do Twitter, são as palavras marcadas junto com o símbolo # (jogo da velha), que servem como mecanismo de busca. Destrincham as buscas de acordo com a palavra mencionada. Muito usado em táticas de marketing e comunicação.

Por isso vamos ver algumas dicas de como usar as hashtags para impulsionar o seu negócio e assim tirar vantagem das redes sociais para negócios.

USE AS HASHTAGS ESPECÍFICAS

É sempre bom fazer uma rápida pesquisa das palavras mais usadas de acordo com o seu ramo de trabalho e incorporá-las em suas postagens.

Não são todas as palavras que você pode usar. Procure usar aquelas que te proporcione mais engajamento com o seu público alvo. Por isso é sempre bom dar uma olhada nas tendências de hashtags para o seu ramo. Por exemplo, se o seu ramo for automotivo você não vai usar hashtags de educação ou aprendizagem. Então fique sempre atento.

APRECIE COM MODERAÇÃO

Criar novas tendências, hashtags, bordões e outros, é sempre muito legal. Porém você precisar ter cuidado na hora de abusar da criatividade. Faça sua própria hashtag. Divulgue para que possa espalhá-la para o maior número possível de seguidores – termo que também ganhou popularidade no Twitter. Faça campanhas, promoções, desafios, sorteios e adapte estratégias.

Interaja com seus seguidores, outros perfis, outras marcas  e com quem mais você puder. Apenas fique atento se a sua campanha já existe ou por quem a hashtag que você tem em mente já  pode estar sendo usada.

Faça com que a sua hashtag  “pegue” no Twitter. Nele, não é difícil fazer os seus posts se espalharem espontaneamente. Use da sua engenhosidade e originalidade. O céu é o limite… Ou melhor, 140 caracteres é o limite.

MENOS É MAIS

Apesar de haver uma quantidade definida de caracteres para seu tweet, a sua imaginação não tem limite. Nem só de hashtag viverá o Twitter. Sirva-se das outras ferramentas que essa rede  proporciona a você.

Você pode usar imagens ou vídeos da sua galeria ou do Google. Você também pode fazer enquetes, compartilhar links, sites, páginas de internet, retweetar outros perfis, e por aí vai. Aproveite para inventar novas tendências e criar engajamento. Saber que você tem um número restringido de caracteres pode ser um ótimo motivo para usar da criatividade.

SEJA UNIFORME E SIMPLES

Sabemos que hashtags ajudam a segmentar seus tweets e isso é ótimo. Mas não se empolgue demais. O excesso pode ser seu maior inimigo. Criar muitas hashtags nos seus tweets pode demonstrar um marketing desesperado. O ideal é ter entre uma a três hashtags por tweet.

Se quiser usar mais, opte por fazer mais publicações com imagens, vídeos, frases, links, retweets e outros.

Seja autêntico. Não saia copiando tudo que ver. É bom compartilhar coisas interessantes, mas prefira criar suas próprias publicações e compartilhar outras de vez em quando.

Seja original, seja criador de novas tendências. Seja o perfil que todos querem copiar, compartilhar e comentar. Crie ideias, sensações e divulgue seu produto e serviço da forma mais dinâmica possível. Esteja pronto para criar relacionamento com seus seguidores e assim impulsionar a sua marca através disso.

 

YOUTUBE

redes sociais para negocios

Essa vem sendo uma das mídias mais bem sucedidas para construir autoridade e atrair seguidores.

Ter um canal no YouTube tem se mostrado um negócio altamente lucrativo no Brasil. Mesmo que o seu canal seja uma janela para que outras pessoas vejam você mostrando algo que lhes desperte o interesse de comprar ou contratar.

SEU PÚBLICO VAI ACOMPANHAR VOCÊ

O YouTube tem mais de um bilhão de acessos todos os meses.  Pessoas de diferentes sexos, partes do mundo, culturas e idades. Essas pessoas acessam a plataforma por diversos interesses e buscam diferentes tipos de conteúdo. Desse modo, certifique-se que seu ramo seja algo relevante para o seu público.

CONTEÚDO NÃO É MERCHAN

Os anúncios apesar de serem uma ferramenta de venda, não são referência de conteúdo do YouTube. As pessoas não acessa esse portal para ver anúncios. Isso simplesmente faz parte do pacote por ser uma rede gratuita para o usuário.

Por conseguinte, a sua prioridade não deve ser “vender” em si. A venda deve ser apenas uma  parte do processo. Seu canal no YouTube deve ser feito para informar, interagir e incrementar o interesse da sua audiência.

Nessa hora vale ser dinâmico, interativo e criativo. Envolva seu público ao máximo com seu canal e tenha empatia com ele. Invista nas produções de seus vídeos. Não necessariamente investir com dinheiro ou equipamentos cinematográficos caros e dispendiosos. Mas sim, investimento em conteúdo constante de relevância e credibilidade.

Não comece a produzir o seu conteúdo sem pensar sobre o que segue abaixo:

POR QUE O SEU PÚBLICO ASSISTIRIA AO SEU VÍDEO?

Existem muitos canais dentro do YouTube. Sobre os mais variados assuntos. Com certeza seu canal não é único, porém pode ser de característica ímpar e modelo de muitos outros que seguem seu canal e se assemelham às suas técnicas e estilo.

Sempre se pergunte o motivo pelo qual alguém acompanharia ao seu canal. Se o conteúdo que você transmite é interessante o suficiente a ponto de trazer inúmeras pessoas para assistirem aos seus vídeos e os compartilharem. Como seus vídeos interagem e entretém os seus seguidores? Qual a utilidade desse conteúdo na vida das pessoas. Por que elas iriam compartilhar com seus amigos, parentes ou conhecidos?

Há uma infinidade de assuntos que podem ser tratados, todavia apenas os que conseguem criar toda essa interação e esclarecerem as maiores dúvidas da sua audiência, são esses que recebem destaques nas visualizações, inscrições e compartilhamento nas outras redes sociais.

O seu canal no YouTube é a sua emissora na internet. E o tamanho dela, depende exclusivamente de você.

VOCÊ NÃO É ÚNICO, MAS SEJA ORIGINAL

Essa não é um tópico motivacional. Logo não é algo para despertar uma simples inspiração, mas sim, responsabilidade. Então aqui vai sua tarefa: SEJA VOCÊ MESMO! Parece “clichê”, mas na verdade é muito importante que você se mostre o mais autêntico possível. Ao contrário do Facebook, aqui você deve colocar seu rosto à mostra muito mais que a sua marca. Nessa plataforma sua cara é o seu logotipo. É o seu produto principal.

Assim sendo, você deve ser transparente com suas ideias e informações pois aqui você estará falando diretamente com seu público. Para a sua audiência, é uma comunicação olho no olho. E nessa experiência que você irá proporcionar, faça dela o mais agradável possível. A forma como você lida com as pessoas através da câmera será sua melhor imagem e o meio através do qual o seu produto/serviço será interpretado.

Mostre-se sabiamente.

TENHA FREQUÊNCIA

A partir do momento que você se compromete com a responsabilidade de postar conteúdo na internet, é como um professor tem o compromisso de dar aula em uma determinada sala. Os alunos/ouvintes estarão esperando que um determinado dia em um horário específico terá sempre conteúdo para compartilhar.

Por isso seja bastante comprometido com suas postagens. Elas podem ser diárias, semanais ou mesmo, mensais. Contanto que você não perca o timing de postagens as pessoas que seguem  você verão que seu comprometimento e a sua dedicação a elas. Assim como associarão tudo isso ao seu negócio. E lembre-se sempre de divulgar as suas redes sociais em todas as suas plataformas.

Em vista disso se planeje e pré-estabeleça os melhores dias para postar seus vídeos.

Isso também serve para qualquer outra rede social e as demais tarefas para com elas.

Estipule horários para interagir com seus fãs. Para fazer suas postagens, compartilhar, comentar, pesquisar, criar conteúdos e etc.

E por último, mas não menos importante.

PACIÊNCIA

Criar audiência até pode ser fácil, mas audiência de valor para o seu negócio requer tempo e dedicação. Não estipule tempo, estipule metas a serem cumpridas frequentemente e se discipline para cumpri-las.

Sua dedicação e estima serão os seus principais recursos para alavancar seu negócio de forma progressiva.

Falando em paciência, você deve imaginar que um artigo não seja o suficiente para tratar sobre exatamente tudo o que pode ser feito em cada rede apresentada.

Saiba mais sobre como utilizar redes sociais para negócios de forma impactante clicando aqui agora!

E muito sucesso para você!

Posts Relacionados

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.