o poder das redes sociais

O Poder das Redes Sociais

Redes sociais são uma tendência da atualidade que nasceram com a internet, certo?

Errado.

As redes sociais sempre existiram!

Desde a existência dos seres humanos, pelo menos, dos quais a comunicação é algo essencial.

Antes mesmo de aprender a falar, já nos comunicamos, como os bebês ao chorarem, por exemplo. Ou, se formos mais longe, os nossos ancestrais por meio de grunhidos e expressão corporal.

Não é à toa que o relato mais conhecido sobre a dispersão dos povos é o da Torre de Babel, evento no qual as pessoas não entendiam mais o que as outras pessoas estavam falando e os teriam levado para caminhos diferentes no mundo.

Enfim, onde e quando quer que duas pessoas ou mais estabelecessem um ciclo de relacionamento e comunicação, ali se estabelecia uma rede social.

A globalização e suas tecnologias foram os maiores responsáveis para que as redes socias se tornassem cada vez maiores e mais interligadas, além de originar meios através dos quais essas redes sociais pudessem se manter ativas e ultrapassassem cada vez mais as barreiras do tempo e espaço.

Assim nasciam as mídias sociais.

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Redes Socias ≠ Mídias Sociais

redes sociais x midias sociais

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre redes sociais e mídias sociais. O que na verdade são coisas bem distintas.

Redes Sociais são as conexões feitas entre as pessoas.

Por exemplo, quando você está com a sua família, um grupo de amigos ou seus colegas de trabalho. Você está interagindo numa rede social.

Porém, nem sempre é possível que as pessoas estejam todas presentes no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Daí a necessidades de meios pelos quais essa rede social deve ser movimentada.

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Esses meios são as Mídias Sociais.

Ou seja, os meios através dos quais o seu círculo de contatos interage.

Está dando para acompanhar o raciocínio?

Se você estiver realmente prestando atenção, então certamente poder extrair o que de melhor as redes sociais podem oferecer a você.

Poderes Massivos

poderes massivos

A geração anterior a essa em que vivemos, muito tirou proveito do poder que as redes socias têm por meio de encontros, eventos ou até mesmo estabelecimentos desenvolvidos para que o relacionamento entre as pessoas pudesse fomentar a propaganda “boca a boca”.

A fórmula é simples: encontre a pessoa mais propensa a se interessar pelo seu produto ou serviço, e aplique o clássico modelo AIDA.

Atenção; Interesse; Desejo; Ação.

Chame a sua atenção; mostre algo do seu interesse; desperte o seu desejo e faça uma chamada para ação.

Exemplo:

Uma dona de casa chama a vizinha (Atenção) e aborda “Menina, emagreci 3 quilos essa semana e você nem imagina como!” (Interesse). Então ela mostra um suplemento alimentar muito saboroso que vem com um monte de brindes lindos e condições especiais de pagamento (Desejo).  Até que finaliza “E aí, vamos comprar?”.

Assim, uma amiga chama mais uma amiga para um almoço na casa de outra amiga, ocasião na qual discutem sobre um certo catálogo de perfumes ou mesmo coleção de tigelas para guardar comida.

Óbvio que ainda hoje, esses encontros continuam acontecendo e estão cada vez mais diversificados. E não há mal algum nisso, quando o os produtos e serviços de fato ajudam você a conseguir os resultados que você busca sem um efeito colateral negativo.

Acontece que hoje, investindo muito menos recursos, você pode atingir o mundo inteiro. Sem nem ao menos precisar levantar da cadeira.

Sim.

Agora vamos falar de internet.

A Internet e As Mídias Sociais

a internet e as midias sociais

O poder das redes sociais já não se pode mais discutir. Mas como chegar até elas?

Muito já se usou e abusou das mídias tradicionais como televisão, rádio e jornal. Mas elas são meios unilaterais de “comunicação”. Nessas mídias tradicionais você apenas ouve o que querem falar para você.

É claro que há iniciativas muito bem sucedidas de leituras de cartas da audiência, ou variações. Mas ainda assim é tudo muito limitado.

Não há uma conversa.

E é isso o que faz da internet algo tão disruptivo para o relacionamento com a sua audiência. E sim, se você tem um produto ou serviço, eu diria que é quase impossível que o seu público alvo não esteja lá. Até mesmo porque se for alguém que não tenha condição alguma de acesso mínimo à internet, talvez seja bom rever se vale a pena esperar um retorno financeiro dele.

A questão é que o mundo está na internet e se congregando nas mais diversas comunidades virtuais. As pessoas têm essa necessidade.

De fóruns de discussão a comunidades no Orkut, até grupos no Facebook. Até uma comunicação em tempo real desde salas de bate papo a plaformas como ICQ, MSN e WhatsApp.

As pessoas estão conversando.

Aí eu pergunto: sobre o que o seu público alvo está falando?

Se o seu cliente ou potencial cliente ainda não está falando de você, está na hora de fazer alguma coisa sobre isso.

O Que Fazer nas Redes Sociais?

Em poucas palavras: AIDA.

Com isso, você já vai fazer muito mais diferença do que a maioria que apenas está nas mídias sociais para poluir a internet com panfletos online de “Compre Agora”.

A entrega de conteúdo útil e relevante para o seu público alvo tem se mostrado a melhor maneira de atrair os seus clientes com interesse real no que você tem a dizer. O que não significa que esse conteúdo não pode conter uma oferta…

Para se aprofundar no assunto veja também o artigo: Títulos Criativos Que irão te fazer vender Muito Mais

 

E lembre-se sempre: a internet é uma via de mão dupla!

Não descarregue tudo o que tem a dizer e abandone seu post.

Converse. Estimule a interação da sua audiência. Ouça. Responda.

É isso o que nos faz seres humanos. E pessoas se conectam a pessoas.

Tudo pode começar com um convite a um comentário.

Então, deixe o seu comentário logo abaixo sobre esse texto e vamos socializar.

Esse é apenas o início dessa conversa que continuará nos próximos posts.

Caso você queira saber mais sobre o poder das redes sociais e os resultados que elas podem trazer para o seu negócio, Clique aqui agora!

Muito sucesso para você!

 

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