marketing no instagram

Marketing no Instagram: O Seu Guia Completo

Hoje em dia com tantas redes sociais será que temos nos adaptado a cada uma delas para assim expandir o nosso negocio? Você já observou o quanto o Instagram tem crescido, e que fazer marketing no Instagram é indispensável para o seu negocio?

Ao meu ver o Instagram tem se tornado uma especie de vitrine onde as empresas/marcas mostram a sua cara, e isso é algo fenomenal, pois até alguns tempos atrás o marketing era algo totalmente formal, e hoje ele é percebido de inúmeras formas em inúmeros modelos por vários canais de comunicação, e quem não percebe isso acaba ficando para trás.

Mas tenho certeza que você não quer ficar para trás, e deseja muito se beneficiar do que o Instagram tem para oferecer para o seu negocio. E por isso vai aprender tudo que nós iremos passar para você nesse artigo.

Dados básicos sobre o Instagram

O Instagram tem crescido de uma forma tão absurda que tem crescido mais do que o dobro das outras redes sociais, para ser mais exato tem crescido cerca de 23% ao ano.

Tem crescido tanto que o Instagram superou o numero de usuários do Twitter chegando à atingir cerca de 300 milhões de usuários ativos por mês.

Bom, sabendo que essa rede tem esse potencial incrível, vamos colocar agora a mão na massa e fazer acontecer, ok?

Criando o Perfil do seu negocio no Instagram

  1. Adicione o seu nome (nome do seu negocio)
  2. Carregue uma foto no seu perfil (uma foto de alta qualidade)
  3. escreva uma breve descrição (a visão do seu negocio)
  4. coloque um link na descrição (seu site/blog)

Posicionando as imagens no Instagram

Esse é um ponto muito importante também para você realizar de forma adequada o seu marketing no Instagram, pois sabemos que uma imagem pode falar mais do que mil palavras e se você colocar essas imagens desajustadas do seu tamanho padrão pode lhe custar muito caro. Por isso vamos ver agora o tamanho das imagens  no seu Instagram para você aparecer bem nas redes sociais.

#Perfil

marketing no instagram avatar

A foto do seu perfil deve ter exatamente 152 x 152 pixels

#Post

marketing no instagram post

A foto que irá aparecer no feed de noticias deve ter um tamanho de 600 x 600 pixels

#Miniatura

marketing no instagram miniatura

Display (visualização de imagens e videos) em miniaturas são de 292 x 292 pixels acima da imagem expandida.

A imagem expandida é de 612 x 612 pixels – A  resolução máxima que você poderá fazer o upload no Instagram é
de 2048 x 2048 pixels variando de acordo com os dispositivos.

Veremos agora estrategias para ter resultados com Marketing no Instagram

Engajamento com o seu publico

Criar um engajamento com o seu publico é algo primordial se você quer mante-los por perto, por isso procure sempre curtir as fotos que tenham a sua marca, comente nos posts do seu cliente e use hashtags bem relevantes e populares. Estabelecer esse dialogo é fundamental para o seu negocio.

Saiba por que e e como usar as #hashtags para engajar com seu publico no Instagram

marketing no instagram hashtag

O que são hashtags? Hashtags são palavras-chave antecedidas pelo simbolo muito conhecido como jogo da velha “#”, que é responsável pelo assunto que está sendo discutido no momento. As hashtags começaram a ser utilizadas primeiramente no Twitter, mas se popularizaram no Instagram, e em 2013 até o Facebook entrou na onda.

Essas mesmas #hashtags se transformam em hiperlinks dentro da rede e são indexadas pelos mecanismos de busca. Por exemplo, no Instagram, se você clicar em uma hashtag, terá acesso a todas as imagens não-privadas que a possuem.

Por isso as #hashtags são tão essenciais no Instagram e fazem toda a diferença no Nível de Engajamento de uma publicação.

Você que quer ter resultados com o marketing no Instagram precisa estar ciente sobre quais hashtags a sua base de consumidores usa e utilizar esse recurso ao seu favor.

Conheça as principais e mais populares hashtags para engajar com o seu publico

#SQN – Só que não! Hashtag mais utilizada ultimamente para enfatizar uma ironia.

#Fikdik ou #Ficadica – Muito usada para dar mais reforço a algum recado que acabou de ser dado, tanto por imagem como por texto.

#Prontofalei – Muito popular no twitter, no Instagram tem claro tem a mesma função: DESABAFAR.

#Partiu – Uma das mais populares quando se quer comunicar indo há algum lugar: partiu igreja, partiu cama

#SantaCatarina / #AvenidaPaulista – Usar o simbolo # e colocar o nome do lugar em que se tirou a foto também é bastante comum.

#Adoro e #Amo – A hashtag mais popular do Instagram é #love, mas temos a nossa versão PT-BR rs..

#Receitas – Com essa hashtag você irá encontrar ou ser encontrado entre as melhores receitas do mundo. E ainda existe variações como: #ReceitaFit #ReceitaLight #ReceitasBasicas ou o próprio nome do prato.

#Academia – hashtag que representa o universo fitness no Instagram.

#Politica – hash tag que expressa todo tipo de opiniões politicas.

#Campanhas – Algumas hashtags tornam-se bastante populares quando são lançadas por marcas ou celebridades. A #jogapramim, da Sadia, foi bastante usada na época da copa.

Tenha um calendário de postagens

Tenha em mente que para ter bons resultados em seu marketing no Instagram você precisa ter uma frequência bem definida de postagens toda semana, e temas que serão abordados, para que você não fique sem conteúdo. É importante você saber que o Instagram não permite agendar de forma programada as publicações, por isso você precisa ter bastante flexibilidade.

Seja espontâneo e saiba aproveitar bem as oportunidades para produzir um bom conteúdo para sua audiência.

IMPORTANTE: Você não precisa postar fotos no seu perfil do Instagram todos os dias, e também se você postar demais pode perder seguidores que ficarão aborrecidos com tanta foto sua em seus feeds.

Tenha seu próprio estilo

Você precisa ter características próprias que possam te conectar com o seu publico. Isso irá garantir que a estética da sua marca seja sempre consistente. Você pode deixar a foto do jeito que você quiser, então certifique-se de que ela ficará com os valores do seu negocio.

Texto dos Posts

Outra questão muito importante para o seu marketing no Instagram é o texto das suas postagens.

O Instagram tem um limite de texto de até 2.200 caracteres que acompanham suas postagens, mas o ideal para fazer um marketing no Instagram poderoso é ser bem objetivo, pois textos em excesso pode incomodar o seu publico.

Mantenha o equilíbrio entre os tipos de fotos

Cuidado para não postar só um tipo de foto, ou só fotos do seu negocio ou só fotos divertidas, pois por mais que seja um perfil mais descontraído aonde você vai postar fotos da sua equipe, fotos mais a vontade, não deixa de ser um ambiente profissional.

Saiba manter o equilíbrio entre esses dois tipos de imagem e observe para ver o que o seu publico mais gosta, para preparar algo para futuras publicações.

Recompense aqueles que te seguem

Recompensar seus seguidores é uma maneira incrível de aumentar o numero de seguidores e manter os atuais sempre fieis à sua pagina. Se você tem um produto a ser vendido, por exemplo, ofereça códigos exclusivos de desconto para quem te segue ou faça sorteios interessantes. É um meio de gerar interesse sobre sua marca e garantir que seus clientes retornarão para conferir suas novidades.

Promova seus produtos

  • Compartilhe fotos dos seus seguidores/consumidores utilizando os produtos da sua marca.
  • Facilite a compra! Ao lançar produtos novos ou atualizados, sempre inclua um link para a página do produto. Você pode encurtar e personalizar esse link através de um encurtador , como o Bit.ly
  • Forneça ofertas e descontos

E não basta um post com a imagem de um produto. Publique as razões para comprá-lo: está acabando, têm poucos modelos, alguma celebridade usou um igual, é por tempo limitado e etc.

O que foi que vimos nesse estudo sobre marketing no Instagram?

  •  Dados básicos sobre o Instagram
  • Criamos nosso perfil no Instagram
  • Posicionamos as Imagens no lugar certo
  • Estrategias para ter resultados com Marketing no Instagram

Então pessoal, como podemos perceber fazer marketing no Instagram não é um bicho de sete cabeças, mas é algo muito simples se feito de forma organizada, então aplique o que você aprendeu nesse post e não esqueça de deixar a sua sugestão nos comentários, e se você entende que esse post pode ajudar mais pessoas compartilhe nas redes sociais. Abraços

Referencias:

http://marketingdeconteudo.com/instagram-para-sua-empresa/

http://viverdeblog.com/instagram-marketing/

Posts Relacionados

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.