Como conquistar a mente do consumidor

Como conquistar a mente do consumidor

COMO CONQUISTAR A MENTE DO CONSUMIDOR PARA POSICIONAR PRODUTOS E SERVIÇOS.

O posicionamento de uma empresa esta altamente ligado à segmentação de mercado, ao público-alvo e às estruturas de marketing. Diante de uma abordagem bem simples iremos ver como conquistar a mente do consumidor.

O melhor posicionamento é ser o primeiro na mente dos clientes e, claro, estar presente por um longo período. De forma geral, podemos dizer que posicionamento é como o cliente pensa – e o que pensa – sobre a empresa ou o produto. Importante ressaltar que esse posicionamento ocorre em comparação aos demais concorrentes. Por exemplo, na época de Henry Ford, havia apenas um carro e, por esse motivo, não havia necessidade de desenvolvimento de imagem de marca. Mas com o crescimento do mercado automobilístico, foram desenvolvidas imagens. Não precisa ir muito a fundo. Um Fiat é igual a um Audi? Não? Isso é posicionamento!

Segundo Philip Kotler, “posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de modo que ocupem um lugar distinto e valorizado na mente dos consumidores-alvo”.

O posicionamento de uma marca ou de um produto nasce e se desenvolve em determinado cenário, em que condições socioeconômicas, culturais e mercadológicas influenciam. O fortalecimento ou não dessa imagem depende do ciclo de vida do produto e de como a empresa acompanha as mudanças comportamentais dos consumidores. Essas alterações no ambiente podem ainda interferir nas condições de um posicionamento bem-sucedido.

Como esse texto é bem resumido, não vou aqui tratar dos 4 P’s… Mas qual o seu objetivo: um produto de alta qualidade, alta tecnologia ou popular e barato, diferenciado para aqueles que gostam de ser diferentes, ou baratos para aqueles que buscam preço?

De forma simplificada, pode-se dizer que a empresa decide como deseja posicionar-se no mercado competitivo; constrói uma imagem com base em preço, qualidade, tecnologia ou como deve segmentar seus mercados.

Mudanças ou reposicionamentos de produtos devem sempre vir acompanhados de planos estratégicos de marketing que se baseiam em estudos e análises dos clientes.

BEM VINDO AO SUCESSO!

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